segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

AS VANTAGENS ACADÊMICAS DE CUBA!UM PROPOSITO DE ESQUERDA,A SABEDORIA.

AO  LER “A VANTAGEM ACADÊMICA DE CUBA” (EDIOURO, 268 PÁGINAS).
Não fiquem chateados os meus amigos conservadores:
  • É o resultado de uma extensa pesquisa liderada por Martin Carnoy, da Universidade Stanford (EUA), que comparou os sistemas educacionais do Brasil, do Chile e de Cuba.
Que hoje a melhor medicina vem de Cuba como mostra a propria globo:


O BLOQUEIO AMERICANO A CUBA

O bloqueio americano a Cuba é, sem dúvida, um fator importante nas dificuldades econômicas do país, pois dificulta e encarece muito o comércio exterior de uma pequena nação que não é autossuficiente nem em energia nem em alimentos.

Mas, a meu ver, o bloqueio não é a única causa das dificuldades. Eu não saberia dizer sequer se é a principal. A economia cubana tem dificuldades intrínsecas para elevar sua produtividade.

Disso resultam uma ineficiência notória, no nível das empresas, e uma escassez crônica, no nível da sociedade. É o que ressaltam os críticos, não sem razão.
Justo por isso, é curioso constatar que o sistema cubano de ensino está entre os mais eficientes do mundo (o de saúde, também).

UMA  “PRODUTIVIDADE” É ESPETACULAR:
  • Os alunos cubanos do nível médio resolvem equações matemáticas que nossos universitários não conseguem resolver.
A pesquisa de Stanford usou todo tipo de medida, aplicou questionários e provas, fez entrevistas, filmou aulas etc. para tentar entender esse paradoxo aparente.

VEJA  O QUE OS AMERICANOS DIZEM:
  • “As crianças cubanas frequentam escolas intensamente focadas no ensino, que possuem equipes de professores bem capacitados e regularmente supervisionados, em um ambiente social dedicado ao alto desempenho acadêmico para todos os grupos.

A combinação de ensino de qualidade com altas expectativas acadêmicas e uma gestão escolar rigidamente controlada, com objetivos bem definidos, tornam o sistema cubano muito confiável, o que o distingue dos outros sistemas latino-americanos.
  • Cuba oferece aos seus alunos uma educação básica que somente crianças de classe média alta recebem em outros países da América Latina. [...] Os rígidos controles sociais do governo não são bons para as liberdades individuais dos adultos, mas garantem que as crianças vivam em ambientes sem violência, estudem em salas de aula com poucos distúrbios e frequentem escolas com maior diversidade.
  • Os direitos das crianças estão muito mais protegidos do que em outros países latino-americanos.”

Não há, como se vê, um caminho simplório para entender Cuba, na base do tudo ou nada.

Porém, confesso:
  • Depois de uma reunião, há poucos dias, com os 45 diretores de escolas do complexo da Maré – que dão aulas no meio de uma guerra civil, em salas cheias de perfurações causadas por balas de fuzil --, invejo ainda mais a proteção da infância cubana.


A educação cubana é um dos trunfos que vira e mexe rondam a retórica dos defensores do seu modelo econômico como uma das melhores do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O-BOPEN - OS TEMPLARIOS ERAM MUITO MAIS DO QUE APENAS UM EXERCITO DE SERES TERRENOS COMUNS ....ELES ERAM ESPÍRITOS PRHADNÃNNZS DUTÃNZS DANZS ATTENNS REENCARNADOS COM TUAS COIS-OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICA?

SOLDADOS TEMPLÁRIOS ERAM TEMIDOS POR QUE ERAM MATRIX FISICAS REENCARNADOS COM TUAS OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICAS ESPE...