A LEI DE MOISÉS X CÓDIGO DE HAMURABI.
A Lei de Moisés X Código de Hamurabi.
Mais de duzentos e trinta anos separam os códigos de hamurabi da Lei de Moisés.
Nesse tempo de critica ao texto sagrado parece que o código de hamurabi é invocado para confirmar uma "ilegitimidade" da lei de Moisés, fazendo pairar na mente dos pesquisadores questões do tipo ?
- Será que Moisés plagiou o código de Hamurabi?
- Se o fez, terá valor espiritual o "seu" código?
- Deus é realmente o autor do texto "sagrado"?
- O código de Hamurabi é o mais antigo código?
O código de hamurabi foi elaborado pelo rei Hamurabi (1810 -1750 a.C), por volta de 1700 a.C. Foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia correspondente a cidade de Susa, atual Irã. É digno de nota que Hamurabi recebeu seu código do deus Shamas, uma deidade mesopotâmica também chamada de "o deus da justiça", e que o referido código está talhado em pedra.
O código de Moisés (1520 ? 1400 a.C.) foi escrito por Iavé (Deus dos Hebreus) e sua versão original foi escrita em pedra. Posteriormente Moisés a escreveu em livros, como diz a bíblia:
"Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar." (Êxodo 24 : 12)
"E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel". (Deuteronômio 31: 24).
A LEI MOSAICA ACHA-SE REUNIDA
NO PENTATEUCO (CINCO LIVROS), UM DOS CÓDIGOS MAIS IMPORTANTES DA ANTIGÜIDADE!
A Lei Mosaica acha-se reunida no Pentateuco (Cinco Livros), um dos códigos mais importantes da antigüidade e se encontram nos livros de: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O código de Moisés consagra a Lei de Talião, porém sua índole era humanitária.
Mas a pergunta que carece de resposta é: O código Bíblico é uma plagia do de hamurabi?
Se a resposta pudesse ser dada apenas levando em consideração a data de escrita dos códigos, dever-se-ia pender para uma resposta favorável ao código de hamurabi, visto ser mais antigo que o de Moisés, porém esse não deve ser o critério para aferição da verdade. Considerando ainda o aspecto de artigos parecidos também seria favorecido ao de hamurabi.
- Quais seriam, portanto a principio, as respostas a essas possibilidades elencadas?
Em relação à antiguidade do código de hamurabi deve-se considerar que existem outros códigos mais antigos que o de hamurabi, por exemplo, o código mais antigo é o código de Ur-Nammu (2100 a.C). Aqui quebra o princípio da antiguidade. Considerando ainda que esse código traga em seu conteúdo, diversos dispositivos que tratam do princípio da reparidade dos chamados danos morais, pode se aproximá-lo mais do código Mosaico que o de Hamurabi, visto que o código Mosaico é sem sobra de duvidas, como já foi citado, mais humanitário que o de hamurabi. Ainda assim cabe dizer que os códigos se completam.
Quanto à similitude dos códigos a resposta é simples. A sociedade da Babilônia (Urbana, comercializada e com cultura de irrigação), país onde reinou hamurabi, era parecida com a sociedade israelita, que era mais agrícola e pastoril e suas terras mais secas do que as da Babilônia.
Outro fator importante a ser destacado é a formação de Moisés, que segundo a bíblia "Foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras." (At.7:22).Era pois de esperar que Moisés tivesse conhecimento do código de hamurabi, bem como de outros. Considere ainda que em ambos os códigos antecedia a questão consuetudinaria.
O direito Penal, portanto como se conhece hoje, é fruto de evolução e de várias influencias como o Código de Ur-Nammu, Hamurabi, a lei de Moisés, o direito Romano, o Grego e o Canônico.
O direito Penal, portanto como se conhece hoje, é fruto de evolução e de várias influencias como o Código de Ur-Nammu, Hamurabi, a lei de Moisés, o direito Romano, o Grego e o Canônico.
Não se pode negar o valor dessas influencias no direito Penal moderno. Aos códigos antigos, cabem os agradecimentos dos que labutam na pratica forense.
O que Moises fez, depois de libertar os Hebreus das garras escravocratas, não foi nada mais do que usar as leis aprimoradas, do codigo hamurabi para controlar e fundar um estado autoritário. E auto afirmar a lei com o poder divino. Nada mais do que o bozo e os evangelicos fundamentalistas fazem hoje.
EVANGÉLICOS POR QUE MUITOS TE ODEIAM?O QUE MUITOS EVANGÉLICOS SABEM SOBRE O MUNDO ESPIRITUAL TERRESTRE?
Seguir o evangelho milenar é o mesmo que seguir um livro de Direito onde se estuda leis para controlar uma sociedade.
Quero ver estes evangélicos explicar sobre a pessoas que tem dons divinos espirituais!
Todos eles dizem que você está com demônio no corpo.
Se aparecer um ser divino falando dos Arcanjos Celestiais na terra eles não acreditam.
Se falar dos 9 elementos celestiais na terra irão dizer que é coisa de maluco ,que fala em extra terrestre.
Nos meus estudos sobre a espiritualidade cheguei a tese de que os evangélicos transgrediram os pergaminhos das professias celestiais escrito a 5 mil anos.
Estes pergaminhos ensina ao ser humano como controlar as energias espirituais na 1° a 9° Dimensão do cosmo entre o mundo espiritual e celestial.
Desta forma a transgressão ocorreu na 3° e 4° Dimensão onde foi escrito as passagens dos 12 profetas na terra e os 9 Arcanjos que os conduziram para evoluírem da 4° para 9° dimensão onde Jesus Cristo fez toda operação de milagres e as novas palavras das escrituras não compreendidas por seres humanos na terra.
Após a morte e ressureição de Cristo os seres humanos transgrediram ainda mais as novas palavras criando varias religiões e não os engregos de Deus.
Hoje vivemos num MUNDO em conflito entre os seres humanos na terra.
Na verdade os seres humanos não se deram conta que tudo que Jesus fazia era o uso de Energia Cristalina pura ou seja uma troca de Energia velha por uma nova para correção do DNA da Alma que provoca mudanças no DNA da matéria na qual foi dado o nome de (Milagres).
A palavra mágica é FÉ (Força Espiritual) que é responsável pela troca de Energia entre o espírito e a Matéria.
Jesus Cristo sempre foi o controlador de energias e as pessoas as controladas por esta energia!
Será que algum evangélico consegue explicar isto?
Claro que não,por que ele só conhece a Bíblia um livro de leis autoritárias para conter uma sociedade.
O mais difícil é voce encontrar um evangélico com dom de Deus para explicar a origem dos poderes do Criador para os seres escolhidos na terra,para serem preparados para inovar as leis de Deus que é a nossa Divindade Espiritual Universal Soberana e Subversa na TERRA.
Tem a algum evangélico que consegue derrubar estas explicações?
Foi isto mesmo que aconteceu usaram o caminho divino para criar leis autoritárias ligadas ao capitalismo e separatistas.
- É tão claro que Israel está dividida em 2 países dentro de um só.
- Os Cananeus(Filisteus) e os Hebreus (Israelita).
- Na verdade o Capitalismo e Socialismo.
- O Alcorão e a Bíblia está ai a confusão religiosa.
Na verdade recebo muitas canalizações de Arcanjo Miguel como este texto e depois procuro investigar para ligar a política do mundo dos últimos 5 mil anos.
É um quebra cabeça que poucos conseguiram encaixar este elo.
Mas agora as pessoas precisam parar de te vergonha de tua espiritualidade e começar a usar de forma correta para o bem das pessoas.