terça-feira, 13 de novembro de 2018

OS NEOLIBERAIS E O CAPITALISMO ESTÃO DEIXANDO VOCÊ POBRE EM FELICIDADE E SATISFAÇÃO COM A VIDA!

Pense nisto!! As  15 maneiras com as quais o capitalismo impede ou limita você de ser feliz. Resumindo esse outro texto, para existir e “funcionar”, ele:
 
 
1. Impõe a você trabalhos que odeia, muitas vezes sob condições degradantes;
2. Encaixota você numa rotina insossa e maçante;
3. Induz você a recorrer ao consumismo, à televisão e a redes sociais cujo clima negativo tem lhe sugado o bem-estar;
4. Nega a você tempos de lazer, meditação, leitura e outras atividades que poderiam lhe trazer prazer e realização fora do campo profissional;
5. Suplanta seus direitos com serviços pagos e caros;
6. “Ensina” você a crer que felicidade é uma distante linha de chegada que só se alcança tornando-se rico;
7. “Ensina” também que a felicidade só se vive em grandes marcos da vida, não nos pequenos momentos e prazeres;
8. “Ensina” que ela deve ser comprada a preços altos e não é um direito de todo ser humano;
9. Condiciona sua felicidade à sua conta bancária e sua posição na hierarquia socioeconômica;
10. Incita a competição e a comparação em detrimento da cooperação e da solidariedade;
11. Causa epidemias de diversos transtornos mentais causadores de uma esmagadora infelicidade, como depressão, ansiedade crônica, estresse crônico e burnout;
12. Degrada o meio ambiente e torna as cidades cada vez mais poluídas e insalubres;
13. Rebaixa bilhões de pessoas a uma miséria na qual praticamente não existe felicidade;
14. Reprime e destrói visões de mundo e culturas que buscam a felicidade por meios diferentes do pregado pelo capitalismo;
15. Legitima governos cuja política maior é impor infelicidade a quem não é rico.
 
Nesse meio, nem os próprios ricos escapam de ter sua felicidade tragada pelo consumismo, pela ganância, pela competitividade predatória e pelo alheamento dos pequenos prazeres da vida.

Nesse contexto, perceba que a busca pela felicidade no capitalismo remete àquela imagem do homem que está montado num cavalo e segura uma vara de pesca com uma cenoura amarrada na ponta do fio de nylon, induzindo o animal a andar sem parar para tentar, em vão, alcançar e comer o vegetal.
 
O homem corresponde ao sistema econômico, e o cavalo, aos trabalhadores que almejam ser felizes mas, por causa das características inerentes a essa ordem vigente, nunca alcançam esse estado de espírito.
 
Não é à toa que males como depressão, estresse crônico, ansiedade generalizada e burnout têm se propagado com muita força em ambientes de trabalho cansativos, sendo cada vez mais os “males do século 21”.

Também merecem destaque os acidentes de trabalho, muito comuns nos, cada vez mais defendidos pelo patronato, trabalhos terceirizados, e as doenças causadas pelos impactos ambientais das atividades capitalistas — em especial a pecuária, a geração de energia suja, os transportes, o setor industrial, a agricultura latifundiária e a geração excessiva de lixo.

Agrava essa situação o fato de que as políticas neoliberais afetam diretamente os investimentos em saúde pública, como foi o caso da famigerada PEC do congelamento das despesas públicas.
 
E as operadoras privadas de saúde não estão dando conta, já que estão perdendo clientes para a crise e o aumento incessante de preços, tendo seus abusos punidos frequentemente pela ANS e muitas delas encerrando as atividades.
 
RESUMO:
 
  • O capitalismo também leva embora o tempo livre dos trabalhadores — e de muitos dos próprios empresários —, obrigando-os em muitos casos a trabalhar mais do que o teto de 44 horas semanais exigido pela CLT.
 

LARGE SOCYETI ?E SUA OBRIGAÇÃO À SOCIEDADE EM GRANDE CORPORAÇÃO SOCIAL!

A OBRIGAÇÃO À SOCIEDADE EM GRANDE CORPORAÇÃO PARA ESTENDER O SOCIAL AOS MAIS POBRES
 

Uma corporação é uma criação de lei como uma associação de pessoas que fazem parte da sociedade na qual ela opera. Suas atividades estão destinadas a impactar a sociedade, pois os valores da sociedade teriam um impacto sobre a corporação. Portanto, eles têm direitos e obrigações mútuos para cumprir em benefício de um ao outro.
Interesse nacional:

Uma empresa (e sua gestão) deve ser comprometida em todas as suas ações para beneficiar o desenvolvimento econômico dos países em que opera e não deve se envolver em qualquer atividade que possa se opor a tal objetivo.
Uma empresa não deve realizar qualquer projeto ou atividade prejudicial ao interesse da nação ou aqueles que terão um impacto adverso sobre o social e ...
  
Com o Safari, você aprende da maneira que aprende melhor. Obtenha acesso ilimitado a vídeos, treinamento on-line ao vivo, caminhos de aprendizado, livros, tutoriais interativos e muito mais. Muito se promete no capitalismo, riqueza e prosperidade para as pessoas.
 
Não é à toa que livros que exaltam a “meritocracia” socioeconômica e o “milagre” do empreendedorismo enriquecedor bombam de vendas nas livrarias. Afinal, é o sonho das pessoas de ascender socialmente por vias “fáceis” que está sendo reforçado.
 
  1. Mas será mesmo que o capitalismo é um caminho de riqueza e felicidade para qualquer pessoa?
  2. Ou na verdade ele está promovendo o contrário disso?
 
CAPITALISMO PARA OS RICOS E SOCIALISMO PARA OS POBRES
 
 
O grande desfecho do embate entre capitalismo e socialismo, não resultou em um triunfo inconteste do livre mercado, como desejariam liberais e lamentam os socialistas.
 
Resultou em um arranjo bizarro, uma política econômica híbrida e intervencionista. Em larga medida, foi criado um capitalismo para os ricos e um socialismo para os pobres.
 
 O Brasil exemplifica o modelo de modo emblemático.
  •   Pense no varejo.
 Rico faz compras em Miami. Pobre fica entre comprar produtos chineses altamente tarifados ou o substituto nacional altamente tributado.
  •  Pense no trabalho.
 Rico trabalha como Pessoa Jurídica. Os encargos trabalhistas não abocanham seu salário. Pobre trabalha amarrado pela CLT. Todo empregado pobre é um trabalhador mais suas circunstâncias fiscais.
  •  Pense nas finanças.
 Rico consegue empréstimos subsidiados pelo BNDES. Pobre tem que pagar juros exorbitantes incluindo os subsídios governamentais.
  • Pense na construção civil.
 Rico consegue licitação de obras com garantia lucros. Os pobres pagam a conta caso o projeto do rico dê errado.
  •  Pense nos impostos.
 A tributação brasileira é regressiva. Ricos pagam proporcionalmente menos tributos que os pobres.
 
Os pobres precisam de mais capitalismo.
  1. Precisam de mais produtividade, para que suas atividades profissionais agreguem mais valor à sociedade.
  2. Precisam de mais empreendedorismo, para que consigam transformar suas ideias em negócios.
  3. Precisam de mais comércio, para que interações econômicas voluntárias sejam mutuamente benéficas.
E precisam, com tudo isso, de mais consumo, para que com mais escolhas tenham melhor padrão de vida.

O que existe no Brasil não é uma divisão entre a classe empresarial e a classe trabalhadora. Há empreendedor que não cresce por causa do
capitalismo de privilégios. Há sindicalista que lucra bem com o socialismo de massa. O Brasil continuará o país dos contrastes enquanto deixarmos que apenas os ricos tenham acesso a um pouco de capitalismo enquanto os pobres ficam de chapéu estendido para o socialismo.
  •  Não é protecionismo, é exclusão comercial
 
A burguesia brasileira se define pela detenção dos meios de locomoção para Miami. Quem mais sofre com as restrições à importação não é o casal do Leblon que faz enxoval na Macy's. É a família pobre que tem que parcelar suas compras em 24 vezes nas Casas Bahia. Se não houvesse tarifa de importação, preços baixos diminuiriam o status social do boné da Gap e da pólo Ralph Lauren.
  
A exclusividade dos artigos importados continua garantida. Dentre os 179 países listados pelo Banco Mundial, o Brasil é o país com menor importação do mundo mensurável:
No grupo dos Brics, por exemplo:-

  • A China tem importações de produtos e serviços de 27% do PIB,
  • A Índia de 30% e a Rússia de 21%.
  • Entre as principais economias da América Latina, o México tem importações correspondentes a 32% do PIB,
  • A Argentina a 20% e a Colômbia a 17%.
 
 No Brasil, as importações somam 13% do PIB.
   
  1. O custo médio de importação no Brasil é de U$2.275 por container.  
  2. A média da América Latina é de U$1.612.
  3. Parte desse custo são tarifas de importação.
 
Mas, de acordo com o Índice de Liberdade Econômica ,uma causa de preocupação são as barreiras não tarifárias e outras medidas protecionistas. São barreiras que o governo poderia retirar sozinho, sem depender de negociação internacional, de rodadas da OMC ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMERCIO, nem precisar pedir licença para o Mercosul.
  •  Os ricos do nosso Brasil gostam de falar de programas de inclusão social. Agora, quando foi que você já ouviu algum político de Brasília ou atriz da Globo falando de projeto de inclusão comercial?
Inclusão social dá a gente rica a oportunidade de visitar a favela. Inclusão comercial dá a gente pobre a oportunidade de visitar o shopping. E o brasileiro rico é nativista:
  • Não gosta de ver índio nem pobre fora de seu habitat natural.
  • Está na hora de libertarmos os pobres do Brasil da condenação do socialismo.  
  • Capitalismo não pode ser apenas um privilégio dos ricos.

Está na hora de levar o capitalismo para os pobres.

 


 


domingo, 11 de novembro de 2018

MATRIX REVOLUTION UMA FICÇÃO OU UMA POSSIVEL REALIDADE?

Sinopse: "Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.
 
 
 
 
 
 
 
Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade."
Fonte da Sinopse acima: http://www.adorocinema.com/filmes/matrix/matrix.asp

"Imagina a maneira como segue o estado da nossa natureza relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoço acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro, semelhante às divisórias que os apresentadores de títeres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas.(..) Imagina agora, ao longo desse pequeno muro, homens que transportam objetos de toda espécie, que o transpõem: estatuetas de homens e animais, de pedra, madeira e loba espécie de matéria; naturalmente, entre esses transportadores, uns falam e outros seguem em silêncio." (1)

Tanto na República quanto em Matrix temos exemplos de seres humanos que quebraram essas correntes e avançaram para a verdade da vida, para ajudar aos outros a alcançar o mesmo fim. Platão apresenta um indivíduo da busca da verdade através de um desejo de conhecimento, enquanto que Matrix dá-nos um "messias" ou um herói para faze-nos livres.

Lançado em 1999 Matrix nos apresenta uma história interessante que faz-nos supor ter bebido de diferentes teorias filosóficas. Primeiramente podemos ver óbvias semelhanças com a Alegoria da Caverna de Platão.

Neo durante toda a sua vida tinha uma lancinante dúvida de que o mundo em torno dele, de algum modo, não é certo. Ele vem em contato com Morfeu, que confirma suas dúvidas. Num futuro distante as máquinas (inteligência artificial) assumiram o controle, e utilizam os seres humanos não mais do que como fontes de energia, distraindo-os, alimentando uma realidade virtual, uma simulação computacional (Matrix), através de uma sonda diretamente no cérebro. Neo é resgatado (desconectado) por Morpheus, e levado em uma nave que viaja abaixo da superfície da Terra - um planeta morto agora, governado por um computador inteligente que mantêm o ser humano resignado ao mundo da realidade virtual , o "Matrix", que é alimentado em seus cérebros.
De acordo com Platão, nosso mundo não é senão as sombras, as formas de manifestações imperfeitas. Os presos da caverna de Platão são cegos da verdadeira realidade como são as pessoas dentro da Matrix.

A Matrix é uma simulação que cria um mundo imaginário onde as pessoas são prisioneiras da realidade, muito mais como a Caverna de Platão. As sombras ou imagens que os presos vêem no muro são tudo que os presos sabem do mundo fora da caverna. Projeções de objetos que não são reais, mas parecem reais porque eles nunca viram o mundo real. Pessoas na Matrix só vêem o que mostram as máquinas, tornando difícil acordar de um sonho contínuo, estão aprisionados em um mundo ilusório e incapazes de se libertar.

No entanto, se um dos presos na caverna torna-se livre, e consegue olhar para o fogo, e alguém disser a ele que o que ele sabia do mundo até agora foi uma ilusão e apenas metade da realidade, ao tentar sair da caverna ele seria agredido pela forte luz do sol, e ficaria intrigado e poderia pensar que o que ele viu antes era mais verdadeiro do que aquilo que foi mostrado a ele agora.

Na verdade, a verdade dói, literalmente, neste caso, porque confinado na escuridão, desde o início, quando se voltou para o fogo, seus olhos não se ajustariam tão rapidamente ao brilho. Na Matrix Neo também enfrenta as mesmas dificuldades, seus olhos e membros estão doloridos e quando ele pergunta a Morfeu o por que, a resposta é "você nunca as usou antes". (Os humanos são utilizados como fontes de energia, como pilhas, pelas máquinas. Um corpo humano é preservado em uma cuba com múltiplos fios ligados à Matrix.)

Para deixar bem claro nas palavras de Sócrates: "E se o forçarem a fixar a luz, os seus olhos não ficarão magoados? Não o desviará a vista para voltar às coisas que pode fitar e não acreditará que estas são realmente mais distintas do que as que se lhe mostram?". (2)

Na Matrix, quando Morfeu mostra a Neo "o deserto do real" e explica a realidade do ano 2199 (aproximadamente, eles próprios não são claros do ano), ele gritou "deixa-me sair deixe-me sair, eu quero sair".

Se alguém arrastar um prisioneiro da caverna rumo a luz do sol ele primeiramente ficaria ofuscado e não seria capaz de ver com clareza tudo de uma vez. Ele iria começar por olhar para as sombras, as imagens e, em seguida, os objetos reais, e por último o próprio sol e assim através da razão e do conhecimento do real. Quando Neo supera o seu desconhecimento e se dá conta de que tudo que ele vê é ilusão, manipulações realizadas por um computador, ele percebe, o seu potencial.

Mas todas as pessoas estão prontas para serem desconectadas? Nem todo mundo está preparado para aceitar a realidade facilmente, o prisioneiro na caverna liberado de suas correntes, sentia que era preferível manter-se em um ambiente familiar do que ir à procura da verdade em um território desconhecido. Igualmente na Matrix Cypher sentiu que Morfeu enganou-o trazendo-o para a realidade, ele está farto de ter negada a simples possibilidade de comida decente. Torna-se então o traidor, na esperança de voltar a Matrix, para o mundo que ele estava familiarizado. Na Matrix, é duvidoso que o mundo real seja melhor do que a simulação computacional. Porque a Matrix pode realmente parecer uma escolha melhor.

O principal tema da Alegoria da Caverna é nos alertar de nossa ignorância, e aquilo que você vê não é real, expresso pelas Matrixes.

A Matrix é em grande parte paralelo à analogia da caverna, iluminação, liberdade, etc. estão subjacentes idéias de ambos.

O-BOPEN - OS TEMPLARIOS ERAM MUITO MAIS DO QUE APENAS UM EXERCITO DE SERES TERRENOS COMUNS ....ELES ERAM ESPÍRITOS PRHADNÃNNZS DUTÃNZS DANZS ATTENNS REENCARNADOS COM TUAS COIS-OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICA?

SOLDADOS TEMPLÁRIOS ERAM TEMIDOS POR QUE ERAM MATRIX FISICAS REENCARNADOS COM TUAS OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICAS ESPE...