Em primeiro lugar o bacharelado em Marketing tem o registro no Conselho Regional de Administração (CRA) de seu Estado. Para tanto, o curso deve ser oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministério da Educação.
Como o registro garante aos bacharéis em Marketing a regularização profissional, os beneficiados podem atuar legalmente nas áreas de sua formação e participar dos concursos públicos para os cargos das áreas da Administração (também dentro da sua formação).
Da mesma forma, os diplomados no curso superior de Tecnologia em Marketing podem se registrar no Conselho. A resolução normativa nº 374, de 12 de novembro de 2009, garante esse direito, desde que o curso seja oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministério da Educação.
O que faz um gestor de marketing no dia-a-dia?
Essa é a dúvida de muitos empresários que não sabem se devem contratar alguém para gerenciar o marketing e o que exatamente essa pessoa deve fazer depois de entrar para a folha de pagamento.
Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.
Quanto ao ambiente de marketing, o gestor deve analisar os fatores incontroláveis, que são as tendências da economia, da política e da demografia.
- Por exemplo, se a população está envelhecendo no Brasil, essa tendência demográfica gera uma série de oportunidades para a criação de novos produtos para a terceira idade.
Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento :
- aos avanços tecnológicos,
- às mudanças culturais
- ao ambiente ecológico ou natural,
Além do ambiente externo, o gestor de marketing deve analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes, intermediários (varejistas, por exemplo) e clientes.
Com relação ao comportamento do consumidor potencial, o profissional deve conhecer os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor. Após definir o segmento-alvo e o posicionamento, o gestor de marketing deve tomar decisões em relação às variáveis controláveis de marketing, ou seja, aquilo sobre o que ele pode interferir:
- os 4 “Ps” – produto, preço, promoção e praça (melhor traduzido por distribuição).
O Gerente de Marketing é o profissional responsável por elaborar pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas.
Um Gerente de Marketing elaborar estratégias para aumentar a venda de produtos e serviços, realizando pesquisas de mercado para detectar as necessidades dos consumidores e elaborar projetos que visem satisfazê-las, aumentando o alcance e melhoria da imagem de algumas marcas, estabelecendo o público- alvo, sugerindo preços.
Está sob as responsabilidades de um Gerente de Marketing
- estudar o comportamento do consumidor,
- relacionar as necessidades do consumidor
- realizar mudança a fim de sacia-las,
- produzir relatório destacando o público alvo, o preço, a promoção e o local de venda de cada produto,
- elaborar estratégias de venda de acordo com as observações feitas,
- examinar contratos de compra e venda adequar os contratos ás exigências do vendedor e do comprador, objetivando o benefício de ambos, prestar assessoria a pequenas e médias empresas, elaborando estratégias para melhorar a imagem e maximizar o lucro,
- coordenar campanhas publicitárias, promover qualquer imagem, seja de um produto, serviço, empresa pública ou privada, pessoa pública,
- acompanhar o processo de negociação, incluindo ideias que visem à melhoria da imagem do cliente,
- elaborar tática de venda, de acordo com as necessidades do cliente,
- propor ações de venda interna e externa, elaborando projetos de micro localização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda,
- planejar e conduzir as pesquisas de marketing da empresa, definindo as ferramentas e instrumentos de pesquisa e o publico alvo,
- planejar e conduzir o desenvolvimento de novos produtos, supervisionar a execução das atividades desta área,
- pesquisar e analisar a concorrência, elaborando relatórios periódicos para a diretoria da área,
- criar e programar um plano de desenvolvimento das diferentes linhas do portfólio observando as oportunidades de mercado,
- pesquisar e apontar as tendências de mercado analisando e traduzindo todas as informações coletadas no mercado, indicando os pontos fortes e fracos.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Marketing, além da graduação é essencial que possua conhecimento em planejamento e execução de pesquisas de mercado, elaboração de briefing (o conjunto das informações e instruções) , para desenvolvimento de novos produtos, conhecimentos em gestão de marcas, design, canais de distribuição e acompanhamento da concorrência e de tendências de mercado.
Com que áreas dentro de uma empresa, um Gerente de Marketing se relaciona?
O Gerente de Marketing por ser o profissional responsável por elaborar pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas, se relaciona com toda área Comercial e Marketing.
Formação Desejada de um Gerente de Marketing
- Graduação em Marketing.
- Administração de Empresas.
- Pós-graduação.
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