sexta-feira, 24 de março de 2017

O MARKETING DA SUA MARCA, PRODUTO E IMAGEM É EXPRESSIVO?

ELE ESTÁ LHE PROPORCIONANDO RESULTADOS EXPRESSIVOS NA INTERNET? 


Não existe resultados expressivos para o seu negócio sem uma boa estratégia de marketing. Para entendermos melhor o marketing, é necessário falar sobre a existência do mundo offline e do mundo online. No marketing, a campanha tem que ocorrer no mundo offline, para que possa se fortalecer e se concretizar no mundo online e vice-versa. 

Um exemplo bastante interessante é o que vemos todos os dias, as pessoas correm para a internet interessadas em saber mais sobre uma determinada campanha seja ela: 
  • Na TV, isso porque uma campanha de TV ou outdoor, se torna limitada devido ao curto período que se é apresentado, não dando muitos detalhes sobre a sua marca no mercado.
Assim também funciona com uma campanha realizada no mundo online, ou seja, se for efetiva, será necessário que tudo vá para o mundo "real" ou offline, como por exemplo : 
  • o processo de venda,
  • a logística,
  • entrega de produto ou serviços,
  • o pós venda.
TRATANDO-SE DE MARKETING DIGITAL, TUDO COMEÇA COM:

1 – Pesquisa

Pesquisa sobre o seu público-alvo e o seu nicho de mercado (o que está rolando no mercado em questão). Exemplo: 
  • Em algum lugar do Brasil está ocorrendo uma epidemia de gripe e pesquisamos em algumas ferramentas do Google quais são as palavras-chave mais pesquisadas naquele local, como: gripe, vitamina c, como combater a gripe, a vitamina c realmente funciona? etc. 
  • Supondo que sejamos uma empresa farmacêutica, vamos criar uma estratégia de marketing para aquela determinada cidade, como 30% de desconto nos remédios para gripe. 
É necessário que se faça também uma pesquisa sobre seus concorrentes (quais são suas estratégias, qual o seu preço de venda, em que você pode se diferenciar em relação ao serviço ou produto oferecido pela concorrência?

2 – Planejamento

No primeiro “P” nós só temos dados, portanto, nesse segundo passo, vamos transformar estes dados em conhecimento para nos antecipar ao mercado. Exemplo: 
  • Nos últimos 2 meses a pesquisa sobre a gripe vem aumentando também em uma cidade vizinha a que nós estávamos analisando, então podemos verificar a direção da epidemia para lançar uma campanha na 3º cidade vizinha, antevendo o que acontecerá no meu nicho de mercado. 
Uma coisa importante é sempre utilizar a mesma metodologia em uma campanha mudando apenas uma “vírgula” na outra, para termos a noção do impacto dessa “vírgula” na minha campanha atual, verificando os pontos negativos e positivos nesta campanha.

3 – Produção

Como o nome já diz, o terceiro "P" significa colocar a mão na massa, verificar quais são as ferramentas que serão utilizadas para gerar a campanha como por exemplo: 
  • criação do site, 
  • criação do email marketing da campanha,
  • criação de peças para a campanha,
  • campanha nas redes sociais. 
Não adianta nada produzir sem ter os dados de pesquisa e o planejamento para mensurar os resultados que queremos obter com a campanha em questão.

4 – Publicação de Conteúdo

É necessário definir quais as ferramentas serão utilizadas para publicação do conteúdo, por exemplo:
  • Qual o gerenciador de conteúdo utilizado no site? 
  • Quais redes sociais serão utilizadas? 
  • Qual o formato de mídia vamos trabalhar?
  • Quais veículos/personas podem ter interesse ou relevância para receber o conteúdo?
5 – Promoção

Depois de publicado o conteúdo, seja ele no seu site, blog ou rede social, temos que promover este conteúdo. Podemos utilizar várias ferramentas para isso como:
  • Email Marketing, 
  • Google Adwords, 
  • Divulgação nas redes sociais,
  • YouTube e/ou semelhantes
  • Mensageiros, como WhatsApp (caso a caso)
6 – Propagação

A propagação está inteiramente ligada a publicação do conteúdo. Então, é necessário não propagar o desconto que foi dado pelo seu produto ou serviço, pois as pessoas não gostam de propagar este tipo de assunto, mas sim conteúdo que tenha algum valor agregado, por exemplo, uma empresa de produtos de suplementos alimentares cria um conteúdo em seu site com as "10 melhores dicas para acordar cedo no frio e ter disposição para malhar". 

Esse conteúdo será compartilhado entre pessoas que estão no mesmo nicho de mercado, já que interessa a pessoas que fazem academia ou acordam cedo para dar aquela caminhada, seria um artigo bacana para se compartilhar com seus amigos. As ferramentas principais utilizadas nesse estágio da metodologia são as redes sociais. 

É necessário que haja uma pesquisa nos assuntos que estão sendo mais compartilhados antes de inserir o seu conteúdo neste cenário para que seja gerado um resultado expressivo para sua campanha.

OBS: As pessoas não compartilham o que é interessante para sua empresa, mas sim o que é interessante para elas e que esteja relacionado aos seus interesses.

7 – Personalização

É fundamental personalizar seu conteúdo para os seus diferentes tipos de público. Uma ferramenta muito importante para a personalização é o e-mail marketing. Exemplo: 
  • No nicho de mercado de uma empresa que vende suplementos alimentares existem diversos tipos de clientes em potencial, há homens que querem emagrecer, há pessoas que querem ficar malhadas, mas não são tão dedicadas, há mulheres que querem evitar celulites etc. 
Por este motivo, é necessário personalizar as ações, não adianta propagar uma campanha de aumento de massa muscular para uma mulher que quer emagrecer por exemplo.

8 – Precisão

Nesta ocasião nós vamos mensurar os resultados das ações realizadas. Existem várias ferramentas que podem nos ajudar nesta atividade como: 
  • Google Analytics 
  • SEMRush
  • Clicktale 
  • Scoop
  • Slideshare etc.
Hoje, o grau de atividade dos consumidores é bem maior, pois eles gastam muito mais tempo divulgando e o custo desta divulgação por parte das empresas ficou menor. Na década de 80 o grau de atividade dos consumidores era muito menor pois a divulgação era mínima, fazendo com que as empresas gastassem mais dinheiro para determinada campanha promocional funcionar. 

Moral disso é que esta técnica de marketing consegue baixar o custo da empresa e aumentar o seu retorno com divulgação dos próprios consumidores, a chamada proliferação da informação, ou seja, se as empresas gastavam R$10.000 para uma campanha, hoje com esta metodologia ela pode gastar bem menos e obter um resultado similar, podendo utilizar outros recursos para a melhoria do seu produto, atendimento ao cliente, etc. 

Este é o segredo da do marketing digital expressivo funcionar tão bem, pois além de minimizar barreiras geográficas, conseguimos reduzir custos, gerando um resultado muito mais satisfatório aos nossos clientes.

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