sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

As atividades básicas e específicas de um (a) profissional de Relações Públicas estão contidas em doze grandes seguimentos, que precisam de uma base de Gestão Comercial para que elas possam ser aplicadas:



Gestão Comercial - Relações Publicas - Pesquisa - Avaliação - Planejamento - Consultoria - Assessoria - Marketing - Comunicação - Execução - Projetos e enfim as Vendas e Serviços. 

I – Gestão Comercial

Gestão Comercial tem por objetivo capacitar os (as) relações publicas para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando o melhor atendimento ao cliente. Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.

Atividades Principais na Base de Gestão

· Aplicação do conhecimento das operações básicas do varejo;

· Identificação das informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;

· Estruturação dos produtos em famílias para uso da técnica de administração por categoria de produtos;

· Definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição;

· Analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos;

· Analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;

· Analisar negociações para definição de planejamento tributário;

· Analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;

· Analisar e implantar sistemas de comércio e serviços.

· Contratos e gestão das leis civis

II – Relações Publicas na Comunicação e Marketing

O/a relações-públicas tem o papel de porta voz das empresas e firma-se como um personagem cada vez mais importante e respeitado dentro de empresas e instituições. Não é para menos. Eles são os responsáveis por todo o trabalho de comunicação de uma empresa, instituição ou, até mesmo, de uma pessoa.

É por isso que não é fácil definir o (a) profissional de relações públicas. Sua origem está ligada à preocupação das empresas com a imagem diante do mercado e dos clientes.

III - Pesquisa

. Promover pesquisas de opinião pública e analisar resultados.
. Analisar recortes de Imprensa
. Analisar entrevistas com líderes de opinião
. Analisar correspondência
. Definir os públicos-alvo da empresa.
. Promover e analisar resultados de pesquisa de leitura
. Elaborar calendários de eventos
. Promover e analisar pesquisa de audiência
. Detectar situações da empresa que possam afetar sua imagem junto à opinião pública.

IV – Avaliação

Encontrar um ponto de equilíbrio para muitos empresários diante das seguintes situações:

- Verificar se local que esteja próximo dos potenciais clientes 
- Especulação de preço dos produtos.
- Necessidade de grandes reformas administrativas para adequar o local a abordagem de venda e ou a legislação vigente federal e municipal 
- Algumas exigências legais poderão inviabilizar o ponto comercial, tais como, área verde, espaço de estacionamento, limite de barulho e outros. 
- Muitos empreendedores atropelam o processo de análise de viabilidade de negócio por encontrar um suposto ponto comercial e considera que precisa aproveitar o local.  Alguns casos terminam perdendo dinheiro por erro de concepção de negócio e mau planejamento de comunicação. 
- Contratos mau negociados  podem gerar prejuízos futuros aos clientes. 

E outras questões que os próprios empresários se negam a repassar prejudicando a comunicação junto ao mercado que queira atingir. 

V – Planejamento

. Elaborar planos de campanhas e operações de Relações Públicas
. Planejar campanhas institucionais de Publicidade
. Selecionar pessoal para a execução dos programas
. Apresentar e explicar os programas à direção

VI – Consultoria

. Sugerir políticas de Relações Públicas.
. Sugerir políticas de Publicidade Institucional
. Sugerir políticas de Relações Industriais
. Sugerir políticas de apoio a Marketing.
. Sugerir atitudes no tratamento com os diversos setores da opinião pública


VII – Assessoria

Se deve a essa unilateralidade antiga, que final e felizmente está caindo em desuso, o surgimento aqui no Brasil da expressão "assessoria de imprensa", muito menos abrangente e mais instrumental que o nome correto desse ramo do trabalho de relações públicas, que é "relações com a imprensa" (do inglês "media relations"), refletindo uma função mais estratégica, ampla e complexa do que a simples fabricação de press releases - que implica também a compreensão de que a imprensa é um pilar fundamental da democracia e de que ela requer diálogo e não monólogo.

VIII – Marketing

Se trata de um conjunto de ações que objetiva a investigação, a captação e a assistência com relação aos demandantes, ou seja, os clientes. Incluem também atividades como análise, planejamento, implementação e controle das necessidades dos clientes, visando sempre a lucratividade e a qualidade na prestação dos serviços e dos produtos oferecidos.

O Marketing é basicamente todo o trabalho envolvido nas vendas e no encantamento do cliente, realizado de forma a diferenciar positivamente o empreendimento dos concorrentes.

Atualmente o Marketing é trabalhado nas empresas de forma integrada em todas as fases dos processos e em todos os setores do negócio, de tal forma que seja possível medir os resultados obtidos sob o aspecto financeiro, e até mesmo do quanto a marca do negócio cresce a partir das ações relacionadas.

IX – Comunicação entre empresa e seus públicos

. Elaborar publicações da empresa para funcionários, clientes, fornecedores etc (house organs)
. Elaborar folhetos, relatórios, livros, cartazes etc.
. Elaborar campanhas publicitárias e promoções institucionais
. Organizar congressos, conferências, simpósios etc.
. Elaborar quadros de aviso, exposição, mostra etc.
. Organizar e dirigir visitas às instalações, viagens etc.
. Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.
. Criar e dirigir sistemas de comunicação específicos
. Elaborar materiais audiovisuais
. Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades etc.
. Atender consultas, pedidos etc.
. Organizar entrevistas e contatos com a Direção da empresa.

X - Execução

. Elaborar e distribuir, para os públicos de interesse
. Organizar e dirigir possíveis entrevistas
. Manter contatos permanentes, até mesmo com a imprensa
. Organizar e manter atualizado cadastros (CRM)
. Supervisionar coberturas fotográficas, cinematográficas e de TV, orientando a realização do trabalho
. Definir e levantar possíveis mudanças Durante a execução é possível coletar quase em tempo real ruídos e oportunidades para melhorar processos
. Definir alguns padrões de atuação, como materiais impressos, estruturas digitais e canais corretos de atendimento, pois, muitas vezes, é necessário criar canais de acordo com o tipo de atendimento
. Criar nomenclaturas adequadas e coerentes com sua realidade e, principalmente, a realidade de seu cliente
. Definir plataformas que melhor atenderão a execução do projeto
. Sempre que possível, efetuar testes de usuário ou usabilidade para observar a percepção e possíveis desvios de interpretação.

XI – Projetos

Não importa o quão sensacional seja sua ideia: sem um bom projeto de comunicação, o mundo jamais vai saber disso.

Se começou a verificar negócio dos clientes recentemente, deve-se perceber que a rotina do empreendedor é cheia de planos (ou pelo menos devera ser). É projeto estratégico pra cá, planejamento financeiro pra lá, plano tributário pra cima, plano de vendas pra baixo… Até parece que empreender é só planejar e planejar, sem jamais executar. 

Mas também deve ter percebido que não é bem assim. Que, para tirar uma ideia de negócio do papel, é preciso estruturá-la, pensá-la um bocado. E, uma vez estruturado e pensado o negócio, chega o momento de avisar ao mundo que ele existe. 

Chega o momento do plano de comunicação.

Mas o plano de comunicação é tão importante quanto esses outros planos?

Pode acreditar que sim. Porque é por meio do plano de comunicação que você poderá atingir os objetivos estabelecidos no – ora, veja – planejamento estratégico, ou de marketing. 

É ao desenvolver um plano de comunicação que poderá definir qual o público de interesse da empresa, e que estabelecerá as estratégias e ferramentas adotadas para atingi-lo. Ou seja, é um processo indispensável para que o negócio deslanche.

Além disso, só com um plano de comunicação e possível :

· Conhecer a percepção que o público tem sobre marca da empresa

· Estabelece a melhor estratégia para tirar o máximo do investimento em comunicação corporativa

· Constrói um posicionamento efetivo para marca, de modo que o impacto seja mensurável pelos resultados do negócio

XII – Vendas e Serviços

. Organizar promoções e eventos, como: inaugurações, comemorações, convenções etc.
. Dirigir cerimonial
. Representar a empresa e sua direção
. Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa

.  Elaborar cadastro de assuntos de interesse público afeto à empresa
.  Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de trabalho
.  Coordenar o trabalho desses grupos e apresentar à diretoria as sugestões
. Coordenar a execução de atividades sugeridas por esses grupos e aprovadas pela direção da empresa.

O que são e quais são elas as ferramentas das Relações Publicas?

São as chamadas técnicas e formas de linguagem utilizadas por empresas para se comunicarem corporativamente. É por meio das ferramentas de comunicação que o seu plano será colocado em prática – por isso, muita atenção na hora de elegê-las.

As mais conhecidas são :

· propaganda, pesquisa de mercado, merchandising, promoção de vendas, realização de eventos, marketing direto, assessoria de imprensa, gerenciamento de redes sociais, etc.

E aí, o texto ajudou a montar seu plano de comunicação? Então é hora de arregaçar as mangas e botar pra fazer!

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