sábado, 11 de março de 2017

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PLANO DE SEGURO DA COMUNICAÇÃO?


  • Como anda a gestão de redes sociais da sua empresa? 
  • Você se sente seguro quanto às estratégias adotadas para sua comunicação digital? 
  • Os resultados obtidos no último ano foram satisfatórios?
Essas perguntas surgem quando chega a hora de pensar na gestão de redes sociais e no planejamento de comunicação digital para o próximo ano. A alternância entre erros e acertos tem tirado o sono dos gestores das marcas sobre o que fazer, como fazer e por onde começar.

A solução é: 
  • comece com um plano de comunicação digital! Abaixo você confere 7 dicas para construir um ótimo plano e se sentir mais seguro na definição de estratégias e obtenção de resultados.
ORGANIZE AS EXPECTATIVAS

É comum encontrar gestores empolgados com o potencial de ações nas redes sociais e que, em um segundo momento, ficam desapontados com o baixo engajamento ou com a ausência de resultados, principalmente em vendas. 
É imprescindível entender que a comunicação digital por si só não faz milagre, ela é uma fatia importante de todo o planejamento de comunicação da empresa. Escolher estratégias digitais assertivas depende mais do seu objetivo estratégico macro do que da cara da marca no Facebook, por exemplo. 
  • Outras frentes são igualmente importantes, como relações com a mídia, eventos, comunicação interna, etc.
ANALISE E ENTENDA SEU PÚBLICO

Sabemos que a comunicação certa para o público certo não é mais apenas uma parte do plano que devemos considerar, mas sim, o princípio de qualquer plano de comunicação digital. 
  • Quem é o seu público? 
  • O que ele quer saber? 
  • Como você pode responder suas dúvidas? 
  • Onde ele está? 
  • Quem é a sua persona? 
Esse é o início de tudo. Atualmente temos diversas ferramentas digitais para identificar o perfil de visitantes de um determinado site, por exemplo. Explore esses recursos!

PROCURE DEFINIR SEUS OBJETIVOS

Responda à pergunta: 
  • quais são os objetivos estratégicos da marca?
  • Você pode querer aumentar as vendas, se relacionar, atrair clientes, fidelizar... para todos esses objetivos há uma ferramenta digital para te ajudar.
 É com essa definição que começamos a pensar no conteúdo de seu plano digital.

QUANTO A CONCORRÊNCIA?
Antes de partir para a próxima etapa, vamos analisar a concorrência? 
  • Como está a estratégia digital dos concorrentes? 
  • Como eles estão se posicionando? 
Uma busca sobre o que é falado do concorrente e sobre as ações por eles produzidas pode ser muito esclarecedora e rica para a produção do seu planejamento.

COMO  ESCOLHER OS CANAIS E DEFINIR  O CONTEÚDO?

Com base em todo o estudo realizado até agora, podemos definir quais os canais certos para a presença ativa da marca nos ambientes digitais. É hora de deliberar sobre as ações de comunicação, recursos, responsáveis, meios de execução, conteúdo e tudo o que for necessário para cumprir o estabelecido. Esteja aberto para novos canais e ferramentas e busque as melhores estratégias em Inbound marketing, SEO, site, mobile, e-mail marketing... O novo consumidor está em busca de informação sobre as marcas e essa informação precisa ser relevante e estar ao alcance dele. Construa, portanto, um plano editorial que responda as dúvidas do seu cliente, pensando na sua persona.

COMO DEFINIR SEU ORÇAMENTO?

Pense no orçamento necessário para cumprir o planejamento digital. Seja detalhista e estime todos os custos. Lembre-se que esse também é o momento de alinhar a verba dedicada ao digital com o seu plano macro de comunicação. 

  • Considerando o estudo realizado e os objetivos definidos, a verba de mídia está distribuída corretamente?
  • Como saber se está dando certo?
Defina todos os KPIs e métricas aplicáveis para que o controle esteja totalmente em suas mãos. Medir com periodicidade diária, semanal ou mensal a gestão das redes sociais garantirá o sucesso das suas ações. Defina métricas para objetivos específicos e, se algo não estiver correndo conforme o planejado, mude a estratégia.

HORA DE DEFINIR UM CRONOGRAMA PARA EXECUÇÃO!

Agora é hora de definir um cronograma para executar as ações e seguir em frente! 
Na maioria dos casos, o planejamento tem duração de um ano, com ações que devem ocorrer ao longo do período. 

Não se esqueça de que esse material é consultivo, podendo ser atualizado e alterado se algo não estiver dando certo ou alguma coisa mudar.

Consulte nossos Planos de Seguros da Comunicação:







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