Ordem para a Venezuela para pagar Exxon $ 1,4 bilhão em danos da nacionalização das explorações americanas na América Latina, foram derrubados junto ao judiciário americano, mais uma derrota para empresários do sistema neoliberal capitalista!
A ordem de um tribunal do Banco Mundial para que a Venezuela pague 1,4 bilhão de dólares em indenizações à Exxon Mobil sobre as nacionalizações foi anulada, de acrodo com informações jurídicas de um advogado do governo venezuelano.
O caso do Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos do Banco Mundial é um dos muitos decorrentes das nacionalizações durante o governo do falecido presidente Hugo Chávez, de 1999 a 2013, do país membro da OPEP na América do Sul.
A CONFIRMAÇÃO DAS DEFESAS DA VENEZUELA JUNTO AO DEPOIMENTO DO ADVOGADO DO GOVERNO.
O Advogado George Kahale da Venezuela faz uma afirmação de sua vitoria junto a uma declaratória de sua vitoria!
- Nós estávamos confiantes o tempo todo que nossa posição estava correta e estamos muito satisfeitos que o comitê de anulação concordou", disse o advogado da Venezuela, George Kahale.
Eles tiveram uma redução para o prêmio geral de US $ 1,6 bilhão seria uma boa notícia para o governo sem dinheiro do presidente Nicolas Maduro, que enfrenta pesados reembolsos da dívida externa em meio a uma profunda recessão econômica que levou à escassez generalizada.
- A decisão do ICSID, disse que "partes do prêmio" foram anuladas, mas não deram uma divisão dos números.
Um porta-voz da empresa de petróleo norte-americana, Todd Spitler, não confirmou detalhes financeiros, mas disse:
- "A Exxon Mobil continuará avaliando seus direitos legais e determinando os próximos passos".
A Venezuela contestou o prêmio de 2014 com vários argumentos, incluindo que uma decisão anterior da Câmara Internacional de Comércio de Paris de conceder à Exxon US $ 908 milhões deve ser deduzida do prêmio ICSID.
A NACIONALIZAÇÃO DAS EXPLORAÇÕES AMERICANAS NA VENEZUELA
Chávez, o líder socialista incerto cujo governo foi interrompido pela morte por câncer,ele nacionalizou uma série de empreendimentos petrolíferos, incluindo:-
- o projeto de cru pesado Cerro Negro
- um projeto menor chamado La Ceiba, ambos operados pela Exxon.
Apesar de seu apelo da decisão inicial do tribunal do Banco Mundial no caso da Exxon, o governo da Venezuela havia saudado isso como um sucesso, porque a empresa vinha buscando indenização de até US $ 10 bilhões.
Chávez liderou uma onda de aquisições que também englobou:-
- os setores de eletricidade, telecomunicações, metal e agricultura.
Vejamos o que os estados unidos fizeram no Kuait, Irá,Iraque e Afeganistão foram o que tomar posse através de guerras manqueadas para justificar suas posses sobre as riquezas destes países?
- Façamos uma reflexão,se você tem seus patrimônios todos legalizados em seus direitos dentro do estado que vive e derrepente chegam pessoas e tomam posse será que vocês iria aceitar?
- Será você depois que recuperar seus patrimônios e os tornassem de sua posse efetiva novamente iria gostar de ser processado a pagar indenizações?
Por isto os defensores das nacionalizações de Chávez dizem que ele estava certo em retomar o controle das riquezas das commodities da Venezuela para canalizar os lucros em programas sociais em casa, em vez de lucros para empresas multinacionais.
RESUMO:
- Agora fica uma pergunta, porque os americanos podem tomar posse de nossas riquezas e deter suas patentes em nosso solo latino americano sem pagar indenizações?
A SOLUÇÃO PARA NÃO VENDERMOS AS NOSSAS ESTATAIS , DEVEMOS CRIARMOS UM SISTEMA DE FRANQUIAS!
O mais correto seria criarmos um Sistema de Franquia ,para que empresários americanos , europeus,ocidentais e orientais ,pagassem pela exploração através de nossas riquezas e não vendermos nossos patrimônios a preço de bagatela, nossos patrimônios devem ficar em nosso solo de origem .para que possamos aplicar nossos lucros nas áreas sociais como :
- Educação,Saúde,Esporte e Segurança um dos pontos principais para se manter uma sociedade com igualdade social e uma situação financeira de forma igualitárias para as classes mais pobres dentro de suas capacidades.
APLICANDO O SISTEMA DE FRANQUIA NAS EMPRESAS ESTATAIS;
O modelo de franquia está em constante expansão e é um dos pilares da economia mundial diante a atuação de grandes negócios nesse sistema.
Essa é uma área que vem recebendo cada vez mais interessados que buscam segurança e lucratividade ao abrir um negócio,então porque não transferir esta sistemática as nossas estatais assim não corremos o risco de tomada de poder dentro de uma regime comunista como já vinha sento aplicado a milênios que eram chamados de “meeiros”:-
- Diz-se do operador de negócios como (um agricultor )que trabalha em terras que pertencem a outra pessoa. Em geral o meeiro ocupa-se de todo o trabalho, e reparte com o dono da terra o resultado da produção. O dono da terra fornece o terreno, a casa e, às vezes, um pequeno lote para o cultivo particular do agricultor e de sua família.
Assim poderemos garantir nossa propriedade estatal de forma amigável e rentável para ambas a s partes sem termos problemas de intervenção do capital gerado no país.
Mas você sabe realmente sabe como funciona uma franquia e quais são suas regras e diretrizes?
UMA SOLUÇÃO PARA EVITAR AS PRIVATIZAÇÕES
- O que é e como funciona uma franquia?
A franquia é um sistema de negócio em que o “dono da marca", produto ou serviço (franqueador) cede ao interessado em utilizar o sistema (franqueado) o direito de uso da marca ou da patente, com distribuição exclusiva dos produtos ou serviços do franqueador, sem caracterizar vínculo empregatício entre as partes.
Resumindo esse conceito, a franquia é um negócio que disponibiliza a sua marca, conhecimento e estrutura para que empresários desenvolvam essa atividade em determinado local.
Para isso:-
- paga-se uma taxa específica para aquisição,
- é preciso arcar com a mensalidade, que pode ser combinada de várias formas, como um valor fixo, um percentual do lucro ou mesmo uma mistura dos dois.
Assim, a franquia tem 3 pilares básicos:
- licença de uso da marca,
- transferência de know-how
- direito de distribuição de produtos ou serviços de acordo com o contrato.
Tudo isso deve estar estipulado em um contrato entre as empresas e o estado federal, que terá uma cópia anexa à Circular de Oferta de Franquia (COF).
Relação entre o franqueado e a franquia
Uma questão que gera muitas dúvidas também é como funciona a relação entre o franqueado e o franqueador e a franquia em si, e se há total independência ou uma certa subordinação entre eles.
Essa dúvida é pertinente, pois pode ser um diferencial entre abrir uma empresa própria ou ser um franqueado.
Mas acredito que resolveria o problema das invasões, embargos,boicotes e quebras do sistema politico dentro dos países de comum acordo com empresários internacionais e estados federais, estatais e municipais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário