quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Conceito de Democracia x Regimes Políticos-Todos se escondem!



A matéria difere de Comte e de Marx por privilegiar o fator democrático em detrimento do fator industrial (Comte) e do fato capitalista (Marx) e por conceder à sua obra um caráter sociológico das sociedades modernas. Utilizando o método comparatista que lhe permite comparar as diversas modalidades de sociedades do mesmo tipo partindo da determinação das suas características estruturais. A escola francesa não atribui importância a este autor a partir das instituições políticas em vez das estruturas sociais.

Apesar da sua origem aristocrática, era um defensor da democracia sem sobressaltos revolucionários, preconizando uma política liberal assente em quatro fontes de liberdade: 

  • a política, 
  • a de imprensa, 
  • locais e de associação. 
Considera a democracia uma ruptura com o passado, uma agitação anárquica. A ideia de igualdade,  é contraditória com o sentimento de liberdade.

A Democracia na América e O Antigo Regime e a Revolução. A primeira tenta responder à pergunta:

  • porque é que, na América, a Sociedade democrática é liberal? 
A segunda, e em oposição, procura responder à pergunta:

  • porque é que a França, mesmo caminhando no sentido de uma democracia, tem tantas dificuldades em manter um regime político de liberdade?
Tudo assemelha-se ao pensamento de Comte e Marx ao concordar que a atividade privilegiada da sociedade moderna é a atividade comercial e industrial, no entanto, não aprofundou qualquer um dos pensamentos referidos.
Ao apresentar a predominância desta atividade apenas por referência ao passado e ao seu tema central, que é o da democracia. 

Muitos opõe-se a Comte e Marx pelo fato de não considerar impossível a conciliação da desigualdade de riqueza com a igualdade de condições, característica das sociedades modernas. Conclui que à medida que as sociedades modernas se tornam mais democráticas, tenderão, pelo menos, a atenuar as desigualdades de riqueza.


CONSTRANGIMENTO ESTRUTURAL 

Existe um forte sentido de constrangimento estrutural nas considerações de de muitas matérias sobre os efeitos do Estado Democrático na autonomia individual. Enquanto Marx estava preocupado com o efeito das estruturas econômicas dos direitos da propriedade privada sobre a liberdade individual, a comunidade tem seus medos paralelos sobre os constrangimentos do Estado Democrático, centralizado e totalizante sobre a liberdade individual.

Enquanto a nossa sociedade pertence à linhagem de Montesquieu. Conjuga o método do retrato sociológico com a classificação dos tipos de regime e dos tipos de sociedade, e tende a enunciar teorias abstratas a partir de um número reduzido de fatos. 

Como se recusa a elaborar grandes sínteses para prever a História por não considerar que esta seja regida por leis inexoráveis ou que os acontecimentos se possam pré-determinar, opõe-se aos sociólogos considerados clássicos, como Comte ou Marx.

Ao exemplo de Montesquieu, pretendemos tornar a História inteligível ao invés de suprimi-la, como fazem Comte e Marx por considerarem que conhecê-la antes de ela ser realizada é tirar-lhe a dimensão humana, a da ação e da imprevisibilidade.

Além de uma excepcional qualidade de estilo e penetração, há intuições geniais: 

  • o futuro domínio do Mundo pelos Estados Unidos da América e pela Rússia ou a importância das classes sociais. 
  • Contudo, esta análise de centrar-se á mais na análise da sociedade americana, na análise da sociedade francesa e na sua ajuda para a Sociologia.
DEMOCRACIA, IGUALDADE E LIBERDADE

Uma interpretação coerente da passagem da sociedade do Antigo Regime, sociedade composta de Ordens e de Estados, para a sociedade moderna que ele designa democrática, e que ele caracteriza pela mobilidade social dos indivíduos. A sociedade democrática cria condições favoráveis para o crescimento e para a igualdade, como o mostra o exemplo da América, mas ela ameaça certos valores, especialmente a liberdade. Trata-se de estabelecer os fundamentos de uma «ciência de uma politica nova» da sociedade para prevenir esta ameaça.

A democracia define-se pela igualdade de condições o que engloba três processos: 

  • movimento de igualização dos direitos individuais (direitos políticos e direitos cívicos) em que esta igualdade dos direitos é inseparável da extensão das liberdades públicas a todos os membros da sociedade; 
  • difusão de certo bem material a toda a população, sendo possível aceder às posições sociais elevadas (mobilidade social) 
  • generalização de uma representação igualitária das relações sociais. Esta tendência pluridimensional para a igualdade de condições é assumida por uma vasta parte da classe média. 
Assim, define-se o  individualismo como um sentimento refletido e pacífico, que dispõe cada cidadão a isolar-se da massa dos seus semelhantes, e a retirar-se para longe com a sua família e os seus amigos, de tal forma que, depois de criada uma pequena sociedade para seu uso, ele abandona de bom grado a grande sociedade a si mesma.

A igualdade de condições assume duas formas nacionais: americana e francesa. Os americanos não tiveram que fazer face à passagem de uma sociedade aristocrática para uma sociedade democrática. Eles nasceram iguais antes de se tornarem iguais.

Assim, a forma americana caracteriza-se ao nível dos hábitos (gosto de procura do bem-estar individual, tolerância, certo conformismo intelectual), ao nível político e jurídico (importância das instituições comunais), 

  • papel do direito e dos juízes eleitos, federalismo) 
  • ao nível das relações sociais (multiplicação das associações voluntárias). 
Na França a sociedade de classes ainda vigorava no Antigo Regime. A aristocracia representava o modelo de classe social que acumulava os recursos materiais, o poder, o prestígio, encontrando-se unido por um sistema de valores que conciliava a igualdade entre pares e a liberdade de cada um dos membros.


Os perigos resultantes da marcha em direção à igualdade de condições são:
  • o igualitarismo, conjugado com certa apatia política, abre a via a um novo despotismo; 
  • tal como a procura da liberdade a todo o custo pode conduzir à anarquia; 
  • as sociedades democráticas são percorridas por conflitos múltiplos justificados pela procura de distinção, que pode conduzir a um conformismo cultural que asfixia as classes.
Regime político, 

Um conjunto de instituições políticas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade . Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo.

Democracia 

Os regimes políticos democráticos se caracterizam por eleições livres, liberdade de imprensa, respeito aos direitos civis constitucionais, garantias para a oposição e liberdade de organização e expressão do pensamento político.
Todos os cidadãos elegíveis participam igualmente,diretamente ou através de representantes eleitos 
  • na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação politica.
A esquerda evoluiu , mas direita se escondeu pra não defender a democracia e sim o Federalismo e Fascismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O-BOPEN - OS TEMPLARIOS ERAM MUITO MAIS DO QUE APENAS UM EXERCITO DE SERES TERRENOS COMUNS ....ELES ERAM ESPÍRITOS PRHADNÃNNZS DUTÃNZS DANZS ATTENNS REENCARNADOS COM TUAS COIS-OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICA?

SOLDADOS TEMPLÁRIOS ERAM TEMIDOS POR QUE ERAM MATRIX FISICAS REENCARNADOS COM TUAS OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICAS ESPE...