terça-feira, 13 de novembro de 2018

OS NEOLIBERAIS E O CAPITALISMO ESTÃO DEIXANDO VOCÊ POBRE EM FELICIDADE E SATISFAÇÃO COM A VIDA!

Pense nisto!! As  15 maneiras com as quais o capitalismo impede ou limita você de ser feliz. Resumindo esse outro texto, para existir e “funcionar”, ele:
 
 
1. Impõe a você trabalhos que odeia, muitas vezes sob condições degradantes;
2. Encaixota você numa rotina insossa e maçante;
3. Induz você a recorrer ao consumismo, à televisão e a redes sociais cujo clima negativo tem lhe sugado o bem-estar;
4. Nega a você tempos de lazer, meditação, leitura e outras atividades que poderiam lhe trazer prazer e realização fora do campo profissional;
5. Suplanta seus direitos com serviços pagos e caros;
6. “Ensina” você a crer que felicidade é uma distante linha de chegada que só se alcança tornando-se rico;
7. “Ensina” também que a felicidade só se vive em grandes marcos da vida, não nos pequenos momentos e prazeres;
8. “Ensina” que ela deve ser comprada a preços altos e não é um direito de todo ser humano;
9. Condiciona sua felicidade à sua conta bancária e sua posição na hierarquia socioeconômica;
10. Incita a competição e a comparação em detrimento da cooperação e da solidariedade;
11. Causa epidemias de diversos transtornos mentais causadores de uma esmagadora infelicidade, como depressão, ansiedade crônica, estresse crônico e burnout;
12. Degrada o meio ambiente e torna as cidades cada vez mais poluídas e insalubres;
13. Rebaixa bilhões de pessoas a uma miséria na qual praticamente não existe felicidade;
14. Reprime e destrói visões de mundo e culturas que buscam a felicidade por meios diferentes do pregado pelo capitalismo;
15. Legitima governos cuja política maior é impor infelicidade a quem não é rico.
 
Nesse meio, nem os próprios ricos escapam de ter sua felicidade tragada pelo consumismo, pela ganância, pela competitividade predatória e pelo alheamento dos pequenos prazeres da vida.

Nesse contexto, perceba que a busca pela felicidade no capitalismo remete àquela imagem do homem que está montado num cavalo e segura uma vara de pesca com uma cenoura amarrada na ponta do fio de nylon, induzindo o animal a andar sem parar para tentar, em vão, alcançar e comer o vegetal.
 
O homem corresponde ao sistema econômico, e o cavalo, aos trabalhadores que almejam ser felizes mas, por causa das características inerentes a essa ordem vigente, nunca alcançam esse estado de espírito.
 
Não é à toa que males como depressão, estresse crônico, ansiedade generalizada e burnout têm se propagado com muita força em ambientes de trabalho cansativos, sendo cada vez mais os “males do século 21”.

Também merecem destaque os acidentes de trabalho, muito comuns nos, cada vez mais defendidos pelo patronato, trabalhos terceirizados, e as doenças causadas pelos impactos ambientais das atividades capitalistas — em especial a pecuária, a geração de energia suja, os transportes, o setor industrial, a agricultura latifundiária e a geração excessiva de lixo.

Agrava essa situação o fato de que as políticas neoliberais afetam diretamente os investimentos em saúde pública, como foi o caso da famigerada PEC do congelamento das despesas públicas.
 
E as operadoras privadas de saúde não estão dando conta, já que estão perdendo clientes para a crise e o aumento incessante de preços, tendo seus abusos punidos frequentemente pela ANS e muitas delas encerrando as atividades.
 
RESUMO:
 
  • O capitalismo também leva embora o tempo livre dos trabalhadores — e de muitos dos próprios empresários —, obrigando-os em muitos casos a trabalhar mais do que o teto de 44 horas semanais exigido pela CLT.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O-BOPEN - OS TEMPLARIOS ERAM MUITO MAIS DO QUE APENAS UM EXERCITO DE SERES TERRENOS COMUNS ....ELES ERAM ESPÍRITOS PRHADNÃNNZS DUTÃNZS DANZS ATTENNS REENCARNADOS COM TUAS COIS-OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICA?

SOLDADOS TEMPLÁRIOS ERAM TEMIDOS POR QUE ERAM MATRIX FISICAS REENCARNADOS COM TUAS OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICAS ESPE...