terça-feira, 21 de novembro de 2017

ZUMBI DOS PALMARES!!! SABIA QUE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA –MUITOS NEGROS NÃO GOSTAM DESTE DIA!

Negros e negras: recordar Zumbi, Dandara  para combater o racismo!

O Quilombo dos Palmares, localizado na Capitania de Pernambuco, atual região de União dos Palmares, Alagoas, era uma comunidade, um reino formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.

Zumbi nasceu na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, atual União dos Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita pelo líder, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por António Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com vinte guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo de Castro. Em Recife, foi exposta a cabeça em praça pública no Pátio do Carmo, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco, Caetano de Melo de Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares.

Todo dia 20 de novembro, marcamos a data de lembrança de Zumbi dos Palmares, uma data que ficou simbolizada na institucionalidade como dia da consciência negra, uma conquista do movimento negro em diversas cidades brasileiras. Mais que simbolismo, o 20 de novembro é uma afirmação combativa contra o racismo.

Inegavelmente devemos estar vivenciando um dos piores momentos para o povo negro desde a escravidão. O extermínio da juventude da periferia, majoritariamente negra, a escalada de violência do fundamentalismo religioso neopentecostal (evangélico) contra as religiões de matrizes africanas, a criminalização da cultura periférica (funk, rap), além dos diversos ataques contra a classe trabalhadora, que acabam sofrendo mais obviamente os trabalhadores e as trabalhadoras negros e negras, são os fatores do lamento negro que ecoa no Brasil atual.

O racista Governo Temer quer obrigar os trabalhadores a trabalharem até a morte, sem direito à aposentadoria! A brava gente brasileira, marcada diretamente pelo sangue negro, não permitirá mais esse retrocesso, assim como não permitirá nenhum atraso sobre as históricas conquistas da classe trabalhadora e sobre as vitórias do povo negro.

Recordar Zumbi, Dandara para combater o racismo! Lembrar da importância fundamental do amparo do Socialismo e do Comunismo, na luta pela libertação dos povos africanos contra a colonização! A crucialidade da questão negra para os comunistas, e a indispensabilidade de seu combate estar vinculado à luta de classes! Tudo isso são tarefas que a setorial de negros e negras da O-BOPEN – Construção de uma esquerda Revolucionária – tem obrigação de assumir em seu cotidiano!

Valeu, Zumbi! Valeu, Dandara!

Árvore genealógica de Zumbi, baseada nas informações das historias de meu  bisavó!
Rei do Congo
Aqualtune
Ganga Zumba
Ganga Zona
Sabina
Zumbi dos Palmares
Dandara
Motumbo
Harmódio
Aristogíton

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA –MUITOS NEGROS NÃO GOSTAM DESTE DIA! 

Saibam como cheguei a esta conclusão! 

Porque não aceito ninguém falando mal de nosso Rei dos Palmares,Príncipe do Congo! 

Eu estava no mecânico conversando com uns amigos devido a minha etnia vir de uma mistura com indígena Patoxi-Kariri e um Negro Angolano da áfrica foragido do porto de Santos, que foi se estabelecer nos confins da divisa de Pernambuco como Ceara na cidade Barbalha terra do melaço! 

O que mais me deixou estarrecido , foi um negro me afrontar como se fosse branco,na verdade este negro tinha alma branca , só pode! 

Ele me disse que eu estava endeusando um o Zumbi dos palmares , que era um assassino que matou muita gente para fugir e montar seus quilombos. 

Bom este cara mexeu com a pessoas errada,neste momento vomitei tudo que sei sobre o nosso Querido e amado Zumbi dos Palmares e ainda expliquei que ele era um comunista nato da terra africana ,um príncipe de acordo com as historias de meu bisavô trazidas da áfrica, Zumbi era descendente do Rei do Congo na África,filho de Sabina,descendente direto de Aqualtune considerada a princesa de Congo!
Zumbi lutou como todo ser humano que é tirado de sua sobrevivência simples e prospera,para depender de um sistema feudal capitalista escravo para se manter vivo! 

Então no final eu perguntei ,o que você tem a me dizer sobre sua historia, por acaso você esta vivo porque, de onde você é? 

Incrível , ele me respondeu “ Eu sou de Pernambuco próximo da divisa do Ceara”.O que mais você sabe ? 

Ele não respondeu! 

Eu disse a ele : - se você está vivo agora aqui na minha frente, agradece ao nosso Príncipe Zumbi dos Palmares, pois ele matou as pessoas que queriam matar seus antepassados para não existir você como descendente dos negros dos Quilombos.
Reflita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O-BOPEN - OS TEMPLARIOS ERAM MUITO MAIS DO QUE APENAS UM EXERCITO DE SERES TERRENOS COMUNS ....ELES ERAM ESPÍRITOS PRHADNÃNNZS DUTÃNZS DANZS ATTENNS REENCARNADOS COM TUAS COIS-OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICA?

SOLDADOS TEMPLÁRIOS ERAM TEMIDOS POR QUE ERAM MATRIX FISICAS REENCARNADOS COM TUAS OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICAS ESPE...