sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

MARKETING AGRESSIVO OU CONSERVADOR?



Você acredita que a aplicação de um marketing agressivo é saudável desde que trabalhe o produto diretamente sob uma persuasão de sua eficácia. 

Antes de tudo é importante entender que o termo possui duplo significado, o que fará a diferença entre uma boa propaganda e um discurso bem feito e com muito conhecimento do mercado que queria atingir. O marketing agressivo tem como conceito o conjunto de técnicas e estratégias para apresentar e vender um determinado produto ao consumidor, porém a forma de abordagem pode ser totalmente prejudicial, denegrindo a imagem de seu produto, se não for bem trabalhada.

Uma abordagem Negativa

O marketing agressivo se torna negativo quando a empresa e os vendedores forçam a barra com todos os argumentos possíveis a compra do produto, umas das técnicas muito utilizadas no marketing agressivo é o constante ataque as concorrentes, seja denegrindo a imagem, mostrando ineficiência, problemas etc. 

Acredite, o cliente não está interessado em conhecer os defeitos de seu concorrente, mas sim o que você pode oferecer a mais, seu diferencial, seja ele preço, atendimento, qualidade ou prazo de entrega.

Um outro exemplo são as empresas oferecem benefícios de forma exagerada. Descontos demais, benefícios demais e vantagens demais podem transformar um cliente interessado em um cliente desconfiado.

"Quanta coisa, será que posso confiar? Será que é uma empresa séria ou picaretagem? Cadê as letrinhas minúsculas no final da página explicando que o bom não é tão bom assim?".

Trabalhar com vantagens, descontos e benefícios são fundamentais, mais cuidado com os exageros!".

Uma abordagem positiva

O marketing agressivo também pode ser caracterizado quando uma empresa cria um produto e quer divulgá-lo e para isso faz grandes investimentos em publicidade de forma geral, afim de obter mais lucro com este produto, esta é outra forma de marketing agressivo, outra forma de marketing considerado agressivo são aqueles tipos de publicidades que chocam o leitor, seja por meio de imagens ou vídeos. 

Muitas campanhas contra um certo tipo de produto que não deve ser consumido é ótimo exemplo de marketing agressivo.

O lançamento de um novo carro por montadoras pode também ser considerado um marketing agressivo, visto o grande investimento e grande utilização das mídias (online e offline) com grande quantidades de inserções.

O marketing positivo na verdade, é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.

E o marketing agressivo pra que é usado? 

É usado para vender seus produtos, as organizações abusam da boa-fé dos consumidores e é sempre uma opção dos desesperados. O marketing agressivo manipula, agride e acaba distorcendo a realidade, mas esta prática está sendo comum.

Muitas empresas, (muitas delas são multinacionais) estão entrando e permanecendo nesta linha.

O marketing agressivo força a estratégia de oferecer produtos gratuitamente ou seu dinheiro de volta. 

Além de atrair público, as marcas ganharam espaço na mídia, consagrando essa como uma grande estratégia de relações públicas.


Mas fica uma pergunta: Alguém está realmente pensando no consumidor?

Esta é uma questão que muitos profissionais de marketing não pararam para pensar, este trabalho deve ser inovado com marketing preocupado com o consumidor dos produtos.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING 

Deve ser a produção de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são planos desenhados para atingir objetivos do marketing. Uma boa estrategia de Marketing deveria integrar os objetivos, políticas, e sequências de ação (tática) num todo coerente da organização. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficientemente a sua missão.

É bom observarmos o que tem de melhor nos consumidores, vermos o diferencial que se origina da mente, sem qualquer mescla com a experiência sensível, nem influência da imaginação criadora e do que pode nos ser sugerido através do marketing, seja ele sútil ou agressivo.

Quanto à dominância no mercado!
· Líder
· Desafiante
· Seguidor
· Nicho de mercado
· Ser competitivo
· Vender bem não significa ter o melhor preço e sim fazer valer o seu produto
· Saber satisfazer o grupo que pretende atingir
· Satisfazer a si mesmo e os outros do grupo

Classificação genérica 
· Liderança de custos
· Diferenciação do produto
· Segmentação de mercado

Quanto à inovação
· Pioneiros
· Seguidores imediatos
· Seguidores tardios
· Exclusividade


Estratégia de crescimento

Colocamos a questão: "Como é que a empresa deve crescer?" Há uma variedade de formas diferentes de responder à questão. As mais comuns são:

· Integração horizontal
· Integração vertical
· Diversificação (ou conglomeração)
· Intensificação

Estratégia de venda cruzada

O que é?

· A venda de múltiplos produtos ou serviços a um mesmo cliente.

· A venda de produtos e serviços a distintas unidades de negócio de uma mesma empresa.

· A venda de produtos ou serviços à mesma empresa em diferentes pontos geográficos.

Quais os benefícios?

· As estratégias de venda cruzadas otimizam receitas e custos num contexto de concorrência muito forte e mercados maduros.

· Vender produtos ou serviços a um cliente já em carteira é até quatro vezes menos dispendioso do que fazê-lo a um cliente novo.

· Uma boa estratégia deve estar baseada numa boa estratégia de segmentação.

· Aumentar a fidelidade e a retenção, gerar valor para o cliente e rentabilidade para o fornecedor, aumentar o conhecimento do cliente, criar uma "fábrica de oportunidades" de venda e aumentar a "perícia" do fornecedor são alguns dos benefícios de um bom Cross-Selling.

· As Estratégias de Cross-Selling devem traduzir-se na prática por Planos de Crescimento de Clientes adequados a cada segmento da carteira.

· Escolher o momento chave para lançar uma nova oferta é vital no processo de Cross-Selling. Só um conhecimento profundo do cliente permitirá acertar.


· Uma boa estratégia de venda cruzada aumenta consideravelmente o "Customer Equity". É básico que exista um enfoque de longo prazo para crescer pela mão do cliente durante todo o seu ciclo de vida.


Quanto à agressividade 

Aqui colocamos a questão de saber se a empresa deverá crescer ou não e, se sim, com que velocidade. Um esquema divide as estratégias em: 

· segurar 
· ceifar ou colher 

Um esquema mais detalhado usa as seguintes categorias: 
  1. Marketing
  2. Planejamento Estratégico
  3. Plano de Marketing
E boa sorte com o seu trabalho.

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