quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CONTABILISTA + RELAÇÕES PUBLICAS – AS PROFISSÕES DO PRESENTE E DO FUTURO!





A ORGANIZAÇÃO que escolheu a STELBRWANT como sua representante na America Latina, descobriu que os Contabilistas, na categoria Contador e seus Gestores Comerciais, juntos com os(as) Relações-publicas, assegurará que estas duas profissões estão e estarão em ascensão contínua. As carreiras juntas serão umas das mais nobres e valorizadas, não só no Brasil e na America Latina, como em todo mundo.

Engana-se quem julga que Contabilidade e Relações Publicas é um luxo, ou algo burocrático para atender a legislação fiscal, societária, comunicação e relacionamento. É muito mais do que isso: é uma ciência das leis, dos números, da marca, da imagem, do produto, enfim, do melhor marketing dentro de uma administração para elencar uma empresa e, como tal, as duas juntas contribuem para o aprimoramento de nossa sociedade empresarial e pessoal. Pois, a maior parte da riqueza econômica gerada provém das entidades organizadas, cujo patrimônio é alvo da ciência contábil e da ciência da comunicação e relações públicas.

As profissões trabalhando como parceiras são uma enorme fonte de registro, interpretação, comunicação e informação de dados empresariais, governamentais e de entidades do terceiro setor. Sua utilidade social é bem expressa pelo então presidente da França, Jacques Chirac, em seu discurso na sessão plenária de encerramento do XV Congresso Mundial de Contadores, em 1997, que também dependeu exclusivamente de vários especialistas em Relações Publicas para este extraordinário evento: 

A profissão contábil desempenha um papel fundamental na modernização e internacionalização de nossa economia. Isso porque não se restringe a cuidar de contas. Os profissionais são conselheiros e, as vezes, confidentes das administrações de companhias, para que tenham um importante papel a desempenhar, especialmente em assuntos sociais e tributários. Eles orientam pequenas e médias empresas e sua administração, simplificando as alternativas, que ainda são demasiadamente complexas, desempenhando, portanto, um papel no desenvolvimento das possibilidades de emprego, o que merece um especial registro de reconhecimento. 

A profissão de Relações Públicas também desempenha um papel fundamental na modernização e internacionalização de nossa economia através da comunicação e relacionamento com políticos e executivos e entre os membros em suas gestões. Os/As relações-públicas servem às sociedades, aos empresários, às entidades sociais, culturais e filantrópicas, aos governos (federal, estaduais e municipais), aos investidores, ao judiciário, enfim, a todos os grupos de negócios que esperam marcar sua trajetória dentro de uma administração séria e predestinada ao sucesso.

A união entre Contabilistas, Contadores(as) e relações-públicas, serve às sociedades, aos empresários, às entidades sociais, culturais e filantrópicas, aos governos (federal, estaduais e municipais), aos investidores, ao judiciário. O número de Contadores(as) registrados é de mais de 500.000 profissionais no Brasil (dados do Conselho Federal de Contabilidade) - entre Técnicos de Contabilidade e Contadores. E os(as) Relações-públicas na Comunicação e Marketing são cerca de pouco mais de 4.400 registrados e mais 6.600 bacharéis em todo pais (dados do Conselho Federal de Relações Publicas) –  juntas, ainda não tiveram um justo reconhecimento dos relevantes serviços, pela sociedade como um todo.

A união destas duas classes de profissionais pode atuar em várias frentes profissionais, além da própria gestão contábil de empresas, entidades públicas e não governamentais, especializando-se em várias áreas, como: 

O CONTADOR

1. Perícia Contábil – cada vez mais as sentenças judiciais e arbitrais buscam estar pautadas em laudos técnicos de especialistas contábeis – já que estes propiciam o rigor de investigação, a independência e a confiabilidade de cálculos e opiniões sobre controvérsias como apuração de haveres, lucros cessantes, impugnações fiscais e avaliação de patrimônio líquido.

2. Auditoria: O profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis - Ensino Superior, inscrito no CRC (após exame de suficiência) poderá auditar e emitir o parecer de entidades como:

· Companhias que tenham suas ações negociadas em Bolsa de Valor (as chamadas de Capital Aberto).

· Instituições financeiras (Bancos, Seguradoras, Consórcios, Corretoras de Títulos e Valores, as quais são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central e SUSEP).

· Planos de saúde, regulamentados pela ANS.

· Sociedades sem fins lucrativos, a partir de determinado valor de arrecadação.

As entidades acima só podem ser auditadas por Contador, inscrito na CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

3. Fiscal: a fiscalização de contribuintes ou de contas de entes públicos é uma atividade complexa e extremamente técnica – com certeza o(a) Contabilista é o(a) profissional mais adequado(a) para realizar tais labores, já que possui um amplo leque de conhecimentos específicos (como domínio simultâneo das normas contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, societárias e administrativas).

4. Gestão de Empresas – esta não é uma atividade restrita a administradores, já que os(as) Contabilistas são conhecedores profundos de finanças, custos e fluxo de caixa, e têm colocado suas capacidades à frente de grandes empreendimentos.


5. Gestão Pública – esta área, tão carente de profissionais idôneos e tecnicamente à altura de um grande país como o Brasil, pode ser incrivelmente melhorada com a utilização das capacidades profissionais e criativas dos(as) contabilistas. Sonho com o dia em que o Presidente da República seja um profissional contábil que tenha grande respeito pelas finanças públicas, profundos conhecimentos em orçamento e repudie as gastanças, corrupção e desperdícios do dinheiro público.

6. Atuarial - parte da estatística ligada a problemas relacionados com a teoria e o cálculo de seguros. Na terminologia técnico-comercial, ATUÁRIO designa o(a) Contabilista especializado(a) na contabilidade e na técnica dos seguros (previdenciários, patrimoniais e riscos complexos).

7. Consultoria – há Contabilistas que adquirem experiências específicas em determinados ramos de atividades (como planejamento tributário), e podem oferecer aos 3 setores da sociedade (iniciativa privada, governos e ONG´s) um leque de soluções para as complexas questões sociais, orçamentárias e de mercado a que tais entes se defrontam no dia a dia.

8. Ensino – universidades e centros de atualização profissional necessitam de ótimos professores, com profundos conhecimentos contábeis, para formação de novos profissionais e aprimoramento de outros, em dezenas de disciplinas como Contabilidade Rural, Contabilidade de Custos ou Orçamento Público.

9. Pesquisa – um(a) pesquisador(a) contábil pode estabelecer-se como escritor(a) de tempo integral, e deixando um nobre legado de pesquisas e conhecimentos para muitas gerações. Esta é minha atividade há mais de 20 anos – sou autor de diversas análises e reflexões nas áreas contábil, tributária e trabalhista e espero ainda contribuir mais com o conhecimento contábil e de áreas correlatas.

O/A RELAÇÕES-PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO E MARKETING

Apenas uma demonstração de muitas de suas capacidades acadêmicas e profissionais de avaliações de uma empresa.

1. SWOT (Análise dos Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças)

Pontos fortes:

· Conteúdos do site antigo podem ser reaproveitados

· Algumas fotos podem ser reaproveitadas

· Indexação dos meios de publicidade ainda é relevante em nível de informações

· Há uma relação de parceiros e fornecedores relevantes no mercado

Pontos fracos:

· Visual do site é arcaico e amador

· Fotos são amadoras e sem tratamento algum

· Disposição das informações não é intuitiva

· Há muitas informações espalhadas

· Não há foco em produtos que podem gerar mais retorno financeiro

· Não há depoimento de clientes

· Não é responsivo

· Não é efetuado relacionamento com o cliente no pós venda

· Não está presente nas redes sociais

· Não há aproveitamento do relacionamento com os parceiros e fornecedores para gerar credibilidade ao negócio

Oportunidades:

· Site visualmente atrativo venderá mais

· Promover conteúdos específicos gera mais visibilidade

· Estética + Conteúdo + Posicionamento vendem mais

· Depoimentos de clientes conhecidos ou famosos são propulsores absolutos de vendas

· Criar ações continuadas de relacionamento com clientes, antes, durante e depois

· Criar ações de relacionamento com parceiros e fornecedores poderá ser extremamente positiva para ambos os lados


Ameaças:

· Qualquer empresa no seu segmento com um mínimo de comunicação é mais atrativa

· Se outra empresa atender um cliente seu, colher o depoimento positivo deste cliente e divulgá-lo corretamente, sua empresa poderá perder clientes futuros e até os atuais.

· A qualidade dos seus serviços é fundamental, mas se a qualidade dos relacionamentos e divulgações não caminhar na mesma proporção, dificilmente seu negócio irá progredir como deseja.

2. COMUNICAÇÃO VISUAL

Análise de existência, ausência e qualidade dos materiais institucionais.

Conclusões

· A empresa não possui nenhum tipo de material institucional impresso

· Logotipo: não é atrativo e sua resolução está ruim

Considerações

· Qualquer material institucional é um ponto de contato com o cliente e, principalmente, clientes em potencial. Não ter nada, significa perder vendas consideráveis.

· Logotipo: o logotipo deve ser simples e expressar a qualidade dos seus trabalhos. Um logotipo em baixa resolução, com formato e cores frias expressa serviço simplório. O logotipo bem definido pode atrair clientes no primeiro contato visual com seu negócio.

· Não basta um planfleto/flyer: é necessário que contenha as informações objetivas e que seu visual seja atrativo.

Formas de utilizar

· Enviar junto com o serviço/produto entregue

· Utilizar em pontos comerciais, como condomínios, parceiros, fornecedores.

A todos os profissionais das duas  profissões: continuem seus empenhos profissionais, brevemente serão os mais reconhecidos – isto é apenas uma questão de tempo! 

A todos os estudantes (ou futuros) universitários da área contábil e de relações públicas: vocês escolheram bem, temos certeza que vocês virão a contribuir com uma sociedade mais dinâmica e, quem sabe, com um Brasil melhor, sem corrupção e desmandos de nossos governantes!



Gestor Comercial 

Hantony Ruan Ramon

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