sexta-feira, 19 de julho de 2019

O-BOPEN PROQUE OS CUBANOS FOGEM DE CUBA QUAL A RAZÃO?

Houve, na verdade, um aumento de 78% do número de cubanos que chegam à “terra dos livres” [“land of the free”, como diz o hino americano] nos primeiros três quartos de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014. 



O total para os primeiros nove meses deste ano é de 27.296.
 
A razão? 
 
Muitos cubanos desesperados para deixar a ilha temem que a melhora das relações possa levar à revogação do Ato de Ajustamento Cubano (“Cuban Adjustment Act”), de 1966.
 
Conhecido como “pé molhado, pé seco”, ele garante aos cidadãos cubanos que conseguem chegar aos EUA a residência permanente após um ano de estada no país.
 
Isto ocorreu muito depois do término da ajuda soviética e com a insistência de Fidel Castro em manter o regime dito socialista, cuba terminou o século XX como um país relativamente isolado do resto do mundo e este isolamento provocou a na época uma certa decadência econômica mas em 2008 Fidel Castro encontrou o caminho que é a implantação d Sistema Comunista Socialista, um projeto econômico mais eficientes economicamente , com uma visível ,melhora nas condições de vida da população em geral, com a implantação de franquias urbanas , franquias urbanas  agrarias e a terceirização estatal como os mais médicos, hoje sendo planejado na cooperativa de construções civil para gerar mais imposto autônomo e tudo indica sucesso para os próximos anos.
 
As pessoas dizem isso porque eventualmente ocorre um fenômeno curioso que é o fato de alguns cubanos pegarem embarcações simples ou improvisadas e se dirigirem aos EUA. Isso é possível porque a distância entre Cuba e Miami é de pouco mais de 100km.
 
  • Isso ocorreu em diferentes momentos da história e ocasionalmente ainda acontece, gerando esse questionamento: se Cuba é "tão bom", por que o povo foge?
 O caso, no entanto, é que, primeiro: a vida em Cuba não é "tão boa assim". Eles têm certamente acesso a todos os bens básicos, têm saúde, educação, alimentação e moradia. No entanto, alguns serviços estão em falta devido ao bloqueio imposto pelos EUA. A tecnologia só nos últimos anos tem chegado em Cuba, a internet já é muito usada mas continua sendo cara. Carros são na maioria antigos porque Cuba não pode nem importá-los nem receber montadoras estrangeiras.
  • O bloqueio é, portanto, uma prática criminosa, praticada há décadas, com o intuito de isolar Cuba do cenário internacional. Felizmente, pela sua própria estratégia, Cuba tem conseguido driblar o bloqueio ao se aliar a países como Venezuela, China, Brasil e Rússia. 
 
Os EUA, percebendo que sua estratégia de décadas não conseguiu derrubar a revolução (eles esperavam que o povo, ao sofrer contra o bloqueio, se rebelasse contra o governo, o que não ocorreu), agora começa a voltar atrás e se reaproximar de Cuba. Mesmo assim, o bloqueio (que na verdade são um conjunto de várias leis) continua existindo.
 
Uma dessas leis gera esse fenômeno da "fuga" de cubanos. É a chamada Lei do Ajustamento Cubano. Segundo ela, qualquer cubano que saia de Cuba por mar e chegue ao solo americano, recebe a condição de refugiado, tendo, portanto, direito a moradia e emprego nos EUA. Ora, quem não gostaria de ir pros EUA tendo garantia de moradia e emprego?! 
  
A imigração da América Latina pros EUA é um fenômeno histórico, já, independente de sistemas políticos. Muitos hondurenhos, salvadorenhos, mexicanos, guatemaltecas e outros migram todos os anos pros EUA, mas quando chegam lá são tratados como criminosos, perseguidos e deportados.
  • Por que, então, os EUA aceita os imigrantes de Cuba e lhes oferece emprego e moradia com dinheiro do contribuinte americano?
Ora, isso ocorre porque o interesse dos EUA é que isso gere uma má repercussão para Cuba, dando a ideia de que em Cuba a vida é tão miserável que o povo prefere fugir. 
 
SE QUISER DIZER QUE É FAKNEWS FAÇA UMA VISITA A ONU E DIGA A ELES QUE ESTAS INFORMAÇÕES É MENTIRA!
 
No entanto, isso não ocorre. O povo cubano tem tido muitas melhorias ao longo dos anos e felizmente se livrou dos piores flagelos da humanidade, que são a fome (inexistente), o analfabetismo (inexistente) e a criminalidade (existente, mas em índices baixíssimos). Os que "fogem" pros EUA vão movidos pelo desejo de ter uma vida melhor, mas nem sempre acontece. 
 O mais de 50 mil médicos e paramédicos cubanos trabalham em 66 países — entre eles Venezuela, Brasil e África do Sul —, o que constitui uma grande fonte de renda da ilha. O “Granma” declarou  que a exportação de serviços médicos fornece anualmente a Cuba o valor recorde de mais de US$ 8,2 bilhões, o que supera a exportação de produtos, de US$ 5 bilhões.
O aumento salarial beneficiou todos os trabalhadores da saúde, mais de 440 mil — 9% da população economicamente ativa cubana, de cinco milhões de pessoas. O país tem a maior quantidade de médicos por habitantes do mundo, segundo a ONU.
Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, Cuba tinha 82 mil médicos, 14 mil dentistas e 92.100 enfermeiros , todos eles funcionários estatais.

O governo também aumentou os pagamentos salariais em dólares aos médicos e paramédicos que trabalham em missões no exterior, que conservam seu posto e salário na ilha.
De acordo com a ONU a população de Cuba é 11,48 milhões de habitantes.


*A MILITÂNCIA DA DIREITA DEVE ESTUDAR MAIS ANTES DE ESCREVER BESTEIRA NAS POSTAGENS DE PREFERENCIA APRESENTAR REFERENCIAS!*

O aumento SALARIAL DE CUBA ,foi  anunciado por Raúl Castro em fevereiro, ao encerrar um congresso sindical, no qual descartou alegando ser “irresponsável e com efeitos contraproducentes” um aumento generalizado dos salários no setor estatal enquanto a economia nacional não melhorasse.
Na ocasião, Raúl destacou que um aumento para os médicos era justificado “porque a receita fundamental do país neste momento obedece ao trabalho de milhares de médicos no exterior”.
Cuba a implantou um *SISTEMA ECONÔMICO COMUNISTA SOCIALISTA DESDE 2008* , o mesmo que Portugal implantou , se espelhando no *Projeto de Esquerda Nacionalista* a nível econômico do PT e Lula com a aplicação da economia solidaria com sistemas de cooperativas, desde financeiras a ordem social, construção civil com o uso do dinheiro dos capitalistas foi possível que todos, tivessem lucros no Brasil.


Os banqueiros do Brasil foram os que mais lucraram com esta Plataforma Econômica de Esquerda Nacionalista, a economia girou e gerou milhões de empregos!

 
Depois de toda esta mudança o que mais tem são cubanos querendo voltar, por perceber que em Miami eles somente são úteis como serviçais, servindo de manobra para o governo americano.
 
Fiquemos na torcida para que o bloqueio caia o quanto antes, e com ele a criminosa Lei do Ajustamento Cubano.

 
 

Um comentário:

  1. Bom dia, quando eles estiveram no Brasil, como médicos, eram extremamente profissionais do bem.

    ResponderExcluir

O-BOPEN - OS TEMPLARIOS ERAM MUITO MAIS DO QUE APENAS UM EXERCITO DE SERES TERRENOS COMUNS ....ELES ERAM ESPÍRITOS PRHADNÃNNZS DUTÃNZS DANZS ATTENNS REENCARNADOS COM TUAS COIS-OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICA?

SOLDADOS TEMPLÁRIOS ERAM TEMIDOS POR QUE ERAM MATRIX FISICAS REENCARNADOS COM TUAS OTIS-OCTIS E COTIS EM UMA UNICA MATRIXES FISICAS ESPE...