Mas acho que não podemos ser tão radical assim. Corrupção existe em qualquer esquina da vida, basta olharmos para o lado, ainda temos juízes honestos que morrem por nossas leis!
Bem, quanto se pode descobrir nesse período de tempo ?
Tudo!
- Até que o Gilmar Mendes recebeu propina quando era presidente do Supremo. Ter sido nomeada pelo FHC, também não refresca nada, ou você acha que consideramos que durante o governo do nosso vaidoso ex-presidente imperou a honestidade ?
Para o leitor interessado sobre o que escrevi a respeito da corrupção no Judiciário clique em cima dos artigos: O nosso Judiciário acima de qualquer suspeita ; Por que todo esse interesse em ser nomeado ministro do Tribunal de Contas da União ? ; A ingenuidade entusiasmada: Analisando o artigo ” Radiografia da corrupção” de Carlos Alberto Di Franco – dia 22- Estadão, e , principalmente, “O período da Corrupção“.. Existem vários outros, mas é demais.
A entrevista da sensacional Eliana:
“Não é incomum um desembargador corrupto usar o juiz de primeira instância como escudo para suas ações. Ele telefona para o juiz e lhe pede uma liminar, um habeas corpus ou uma sentença. Os juízes que se sujeitam a isso são candidatos naturais a futuras promoções. Os que se negam a fazer esse tipo de coisa, os corretos, ficam onde estão. O ideal seria que as promoções acontecessem por mérito. Hoje é a política que define o preenchimento de vagas nos tribunais superiores, por exemplo. Os piores magistrados terminam sendo os mais louvados. O ignorante, o despreparado, não cria problema com ninguém porque sabe que num embate ele levará a pior. Esse chegará ao topo do Judiciário. Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ e o presidente do Supremo Tribunal Federal é paulista”, disse a ministra.
Mas acho que não podemos ser tão radical assim. Corrupção existe em qualquer esquina da vida, basta olharmos para o lado. Qualquer Instituição, seja ela pública ou privada. Particularmente, acho a política pior que a Justiça. E por falar nesta última, não poderia deixar de citar o caso da Juíza do Rio, Patrícia Acccioli, assassinada de forma cruel, enquanto cumpria dignamente seu papel de defender, de forma honesta a nossa sociedade.A seguir, envio parte de um poema que tirei da internet(AjAraújo, o poeta humanista, escrito a propósito do covarde e cruel assassinato de uma jovem e promissora juíza em Niterói, em 11 de agosto de 2011.
A juíza cumpria seu ofício com ação
Coragem, competência e destemor
Mas, o Estado não lhe concedeu proteção
Pra sociedade da bandidagem defender.
Sob a toga da injustiça
Armada até os dentes e impune
Tomba a nobre defensora
Da lei ultrajada de forma insolente
Se nem a juíza marcada para morrer
Escapa à cilada premeditada
O que então dizer
Do simples cidadão na mão da marginália?
Muitas pessoas ainda não se deram conta da enorme responsabilidade do MPERJ no caso Petrolão, não apenas por que a sede da Petrobras se encontra na Cidade Maravilhosa, mas algo muito pior e muito mais comprometedor, envolvendo Procuradores e Promotores de Justiça do Rio de Janeiro.
Se esses não tivesse se calado, o escândalo da Petrobras estaria contido, mensurado em pequenas proporções.
Teriam estancado a sangria, obstruído a impunidade, teriam chamado atenção das demais autoridades, como estávamos tentando fazer, mostrando que a quadrilha esta agindo e que era preciso obstruir acessos, desmanchar acordos e falcatruas, talvez hoje o Petrolão não existisse. Infelizmente PROCURADOR, PROMOTOR do MPERJ e do CNMP, JUÍZES e TCMRJ se calaram e covardemente tentaram calar-nos, com sentenças vexatórias.
Fazer o que, esse é o preço da irresponsabilidade de alguns Deuses da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário